CRATO INVESTIU O MÍNIMO EM EDUCAÇÃO EM 2017?

Sabe-se que o investimento em educação é algo fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, estado ou município. E que este é um direito garantido pela Constituição a todos os cidadãos.

Mas, talvez você não saiba que cada município tem que aplicar um percentual mínimo de seus recursos no estudo de seu filho.

Então, vamos conhecer quanto deve ser aplicado?

Bem, para isso precisamos ler o art. 212 da constituição:

Constituição Federal:
Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. (Grifo nosso).

Agora já sabemos que deve ser aplicado no mínimo de 25% dos impostos arrecadados. Vale a pena salientar, que as fontes de recursos dos municípios não restringem apenas aos impostos, eles possuem outras receitas como: as taxas, a contribuição sobre a iluminação pública, alugueis de imóveis próprios, transferências que recebem para construção de uma obra pública através de um convênio, entre outras.

Imagino que agora você esteja curioso(a) para saber o quanto foi aplicado pelo município do Crato. Segundo os dados disponíveis em seu portal de transparência, foi aplicado, em 2017, o percentual de 33,44% dos recursos oriundos de seus impostos, portanto, atingiu o percentual mínimo obrigatório.

Esse é um dado importante e que todos devem ter conhecimento, pois deve-se sempre exigir bons investimentos em educação, até porque o futuro de seus filhos depende disso.

Assim sendo, pode-se comemorar estes resultados, mas ao mesmo tempo, alertar para a necessidade de perceber que apenas o atingimento do limite mínimo não quer dizer que o dinheiro está sendo bem aplicado, apenas que ele foi aplicado.

E aí, precisamos fazer uma análise de como está sendo ofertada a educação nas escolas e nada melhor que você para fazer essa reflexão, até porque seu filho está dentro dela todos os dias.

Entretanto, se utilizarmos o IDEB (índice de medição da qualidade do aprendizado) como referência, percebe-se que Crato tem melhorado seus indicadores desde 2005 até 2015 (última medição), saindo de aproximadamente 2 pontos para 5,1. A meta nacional para 2021 é de 6 pontos.

Conheça os resultados nos links abaixo:

Aqui os resultados gerais de Crato:

http://www.qedu.org.br/cidade/4877-crato/ideb

Aqui os resultados por escola:

http://www.qedu.org.br/cidade/4877-crato/ideb/ideb-por-escolas?dependence=3&grade=1&edition=2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s