Necessidade ou opção? Confira se o município de Barbalha pode andar com as próprias pernas!

Você sabia que a maior parte dos municípios, principalmente do interior, dependem fortemente de receitas oriundas de transferências? Pois bem, se você não sabia desta informação, saiba que os municípios de forma geral dependem desses repasses, onde a sua receita tributária ( impostos, taxas e contribuições de melhoria), uma das principais receitas própria se não for a principal, tem pouco impacto se compararmos com as receitas de transferências correntes ou de capital.

Os municípios se encontram em uma forte relação de dependência desses repasses, seja a nível federal ou estadual, necessitando dessas transferências para suprir as demandas da cidade. No município de Barbalha também não é diferente.

Para visualizarmos essa dependência confira o gráfico de 2016 até 2018 considerando até o 3º bimestre desses três anos, já que 2018 só tem disponível dados até esse período. E também o gráfico da Receita Tributária em comparação com o total das receitas arrecadadas.

transferenciareceita tributaria

Esse comparativo é o total das receitas de transferências corrente e de capital com o total das receitas arrecadadas do mesmo período. Portanto nota-se que houve uma queda de 2016 pra cá, porém ainda é acima de 90% das receitas arrecadas, ao passo que a Receita tributária ocupa um espaço pequeno nessa porcentagem.

É interessante ressaltar que comparando estes três anos, percebe-se que são inversamente proporcionais, onde na medida que a receita tributária diminui as transferências corrente e de capital aumentam, como por exemplo, no ano de 2016 que foi o ano entre os três citados onde os repasses alcançaram seu maior número e a receita tributária alcançou seu menor patamar.

 

Fontes: RREO de 2018, 2017 e 2016 do Município de Barbalha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s