Quais são as prioridades de investimentos do município do Crato?

Você sabia que o orçamento público deve conter prioridades?

Um orçamento público é o que o município, estado ou nação precisa elaborar para definir como utilizar os recursos públicos, naquele ano, tendo em vista atender às demandas sociais do seu território. Para tanto, são previstas receitas e fixadas despesas direcionando o uso de tais recursos, lembrando que nenhuma despesa pode ser realizada se não estiver constando previamente no orçamento, denominado de LOA.

Sendo assim, o orçamento público é um importante instrumento de planejamento da gestão pública, já que através dele, os recursos são alocados buscando sanar ou diminuir as demandas sociais.

Entretanto, todo orçamento é limitado, sobretudo se compararmos com as demandas existentes, nunca será possível satisfazer todas essas demandas, sendo então necessário definir prioridades. Assim como de forma geral na nossa casa não conseguimos ter tudo que desejamos ter por causa do orçamento limitado, assim é também com o município, estado ou nação.

No que se refere ao município do Crato, foi divulgado até o mês de junho deste ano, os gastos com as áreas sociais, como saúde, educação, saneamento básico dentre outras. Confira abaixo os gastos por áreas do município do Crato até esse período já citado, e reflita sobre quais as áreas estão sendo prioridades para o município este ano.

gasto 2018

No gráfico nota-se que, a saúde foi quem obteve maior gasto até esse período, em segundo lugar vem a educação com pouca diferença entre a saúde, e em terceiro lugar gastos com a própria administração pública. Lembrando que a lei exige uma porcentagem mínima de investimentos de 15% na saúde e, 25% na educação das receitas de impostos e transferências, ou seja, há uma cobrança maior nessas duas áreas devido a sua importância.

Portanto, o orçamento público deverá conter prioridades por ser limitado considerando que as demandas sociais são ilimitadas. Apesar disto, um gestor público deve saber como dosar a aplicação dos recursos públicos em cada área para que os impactos causados pelo orçamento delimitado não venham causar prejuízos maiores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s